quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atletas Especiais do JOEG 2011

Do Blog do Castanha

POR ANDRÉ ALEXSANDO*


No JOEG, pela primeira vez serão premidos os que já são campões na vida. Na Próxima sexta-feira (04/11)  começarão os jogos escolares  de Gravatá-JOEG. Este que é o maior evento esportivo estudantil da cidade.
A abertura será 15 horas com concentração na Praça da Matriz, seguindo para a quadra do Colégio Salesianas. Estima-se a participação de 2 mil alunos que disputarão nas modalidades: Futsal, Voleibol, Handebol, Badminton, Xadrez e Tênis de Mesa, nas categorias, fraldinha, pré mirim, mirim, infantil e juvenil.

.
“Esporte e Cidadania” é o tema do JOEG 2011.

.

Mas, o que quero destacar hoje é a inédita participação de atletas com necessidades especiais. Uma louvável iniciativa dos organizadores.

.
Vale destacar que nos jogos paradesportivos não haverá competição de escola contra escola, serão jogos de participação, onde todos serão premiados. Com certeza o JOEG deste ano vai ser o mais bonito de todos. E isto me lembra uma lição de vida, fato ocorrido nos Estados Unidos a um tempo atrás:
.
Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se  para a largada dos 100 metros rasos. Ao sinal de largada todos partiram, com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e vencer. Todos menos um garoto que tropeçou no asfalto. Caiu rolando e começou a chorar.

.
Os outros oito ouviram o choro, diminuíram o passo, olharam para trás, viraram e voltaram. Uma das meninas, com síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: “pronto, agora vai sarar”. E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.
.
O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje. Por quê? Porque lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida mais do que ganhar sozinho, é ajudar os outros a vencer. Mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso.

Vamos todos prestigiar nossos verdadeiros campeões.


______________________________________________







* André Alexsandro  ( andrealexsandro@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) fones 9970-8503, 86041881- professor de História, Educador Social (PETI), treinador voluntário da equipe de Fraldinhas e Pré-mirim da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, no Bairro Maria Auxiliadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário